fbpx
A saída dos Beatles de Paul McCartney há exatos 48 anos

Motivado por “diferenças pessoais, comerciais e musicais”, Paul McCartney anunciava à imprensa mundial sua saída dos Beatles em 10 de abril de 1970, há exatos 48 anos.

Posterior ao consequente fim do grupo, a coletânea “Hey Jude” (1970) teve uma releitura brasileira da faixa título no LP “Big Parada”. Também lançado em 1970, pela Elenco (o segundo de um díptico de LPs homônimos iniciado com um registro da Orquestra Tropical com regência de Erlon Chaves), o álbum foi conduzido pelo trompetista Formiga e sua orquestra (com arranjos de Erlon e Waltel Branco).

Nascido em 1929 na cidade de Nova Friburgo (RJ), José Luiz Pinto foi um dos mais importantes trompetistas e pistonistas brasileiros da primeira metade do século XX. Excursionou com Ary Barroso pela América Latina e a América Central, foi curinga de Altmario Carrilho e trompetista solista da Orquestra do Theatro Municipal do RJ.

Pouco antes de lançar “Big Parada”, Formiga estudou harmonia, composição e contraponto com César Guerra-Peixe, maestro célebre, entre outros, pelos arranjos do “Afro-Sambas” de Baden e Vinicius. Nos anos 1970, representou o Brasil na Europa, em concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira. Aos 85 anos, vive na capital fluminense.

Nos comentários, a versão de “Hey Jude” e o LP “Big Parada”, na íntegra. #PratododiaInforma

Por: Marcelo Pinheiro